sexta-feira, 12 de abril de 2013

Datas comemorativas do livro no mês de abril




2 de Abril


Dia Internacional 

do 

Livro Infantil

 


 Hans Christian Andersen
 (2/4/1805-4/8/1875)

Em homenagem ao contista romancista e poeta dinamarquês, o dia de seu nascimento , 2 de abril, foi escolhido como o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

Filho de um sapateiro muito pobre, era freqüentador assíduo de teatros. Foi ator, cantor e bailarino.

Em 1822, seu talento foi descoberto por um dos diretores do Teatro Real e impressionou vivamente o Rei da Dinamarca, que patrocinou seus estudos.

Cursou a Universidade de Copenhague, onde começou a escrever poemas, novelas, peças e livros de viagem. 
Em 1835, ao lançar uma coleção de seis volumes de livros destinados a crianças obteve pela primeira vez sucesso na carreira. Alcançou grande êxito como escritor quando descobriu que seu verdadeiro talento estava realmente na literatura infantil e não no teatro. Ao todo Andersen escreveu 156 contos para crianças e dentre as suas histórias mais conhecidas podemos destacar: O Patinho Feio, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, As Roupas Novas do Imperador, A Colina dos Elfos, A Pastora e o Limpador de Chaminés e A Polegarzinha. Acredita-se que o autor tenha tido grande afinidade com as crianças, também por se identificar mais com as mesmas do que com os adultos. Conta-se que Andersen passava horas contando histórias para crianças, brincando e ouvindo-as.






 
Ele transformou em contos as histórias da tradição oral, acrescentando personagens e criando novas situações. Afirmava que seu trabalho não era somente dedicado às crianças, pois a maturidade é que traz a compreensão do significado de um conto de fadas.

Viajante apaixonado visitou à França, Itália, Portugal, Inglaterra e vários outros países europeus, além do Marrocos, na África.

A riqueza, a fama e o sucesso social não lhe subiram à cabeça. Assim como freqüentava a família real, lia suas obras para estudantes e prestigiava a Associação de Trabalhadores.

No final da vida, reconheceu que sua história pessoal teve muito de conto de fadas.

Morreu em 4 de agosto de 1875 e foi enterrado na catedral de Copenhague, com a presença do Rei, da nobreza e de grande massa popular.
A Pequena Sereia

  Em homenagem a Andersen, o Rei da Dinamarca instituiu em 1956 o prêmio Internacional de Livros para Jovens (International Board of Books for Young People – IBBY), considerado o mais importante em sua área, um “pequeno prêmio Nobel”. 

Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen aos melhores nomes da literarura infanto-juvenil.
Lygia Bojunga Nunes (2000) e Ana Maria Machado (1982) foram autoras brasileiras laureadas. 


Nenhum comentário: