CURIOSIDADES E PESQUISAS


22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Declaração dos Direitos Universais da Água
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

De onde vem a água
Para entender de onde vem a água, é preciso relembrar os estados em que ela se encontra:
Estado gasoso - na atmosfera, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas - mares, rios e lagos
Estado líquido - nos oceanos (água salgada), rios e lagos (água doce) e no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos.
Estado sólido - nas regiões frias do planeta, nos pólos.
Toda a água do planeta se mantém em constante movimento, passando de um estado (sólido, liquido, gasoso) a outro e, assim, sustentando a vida na Terra.
É o que chamamos de ciclo hidrológico.
Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma.
Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século.
Pouco mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, disse Pasquale Steduto, diretor da unidade de gerenciamento dos recursos hídricos da FAO. Segundo ele, mais de 2,5 bilhões não têm saneamento básico adequado. Steduto pediu maior esforços nacionais e internacionais para proteger os recursos hídricos do planeta.
A irrigação para cultivos agrícolas atualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Em várias partes do mundo, agricultores que tentam produzir alimentos suficientes e obter renda também enfrentam estiagens sistemáticas e crescente competição por água.
O que os agricultores têm que fazer, diz a FAO, é armazenar mais água da chuva e reduzir o desperdício ao irrigar suas plantações.
"A comunidade global tem conhecimentos para lidar com a escassez de água. O que é necessário é agir", afirma a agência das Nações Unidas.
 Fonte: http://www.sesisp.org.br

Como economizar água

Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.
Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro - aparelho que mede o consumo de água - sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.
Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.
Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.
Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura!
Fonte: http://estudareupreciso.blogspot.com.br
TELÉGRAFO
Samuel F. B. Morse inventou um telégrafo eletromagnético em 1832 e construiu uma versão experimental em 1835. Ele não construiu um sistema verdadeiramente prático até 1844, quando montou uma linha de Baltimore para Washington, D.C. 

O telégrafo que Samuel Morse usou em sua primeira linha em 1844 era muito simples -- uma mola de aço em tira que podia ser pressionada contra um contato de metal. Alfred Vail, sócio de Morse, desenhou este aparelho, no qual o espaçamento era mais facilmente ajustável por causa de mudanças na tensão da mola. Foi usado na expansão do sistema telegráfico desde, talvez, o outono de of 1844 e certamente durante 1845. 

Este modelo incorpora as características básicas do receptor de 1844. Acompanhava uma requisição para uma patente, obtida em 1849, na qual ele descrevia um método para marcas pontos e traços em papel.
Dez anos depois da construção da primeira linha telegráfica, quase 37.000 km de fios atravessam os Estados Unidos. A invenção afetou profundamente o desenvolvimento do Oeste, tornou as viagens de trem mais seguras e permitiu que homens de negócios conduzissem suas operações mais lucrativamente.
Fonte: http://www.if.ufrgs.br/fis/EMVirtual/crono/morse.html

Por que saem lágrimas nos olhos?

A superfície anterior dos olhos precisa estar sempre molhada, para permitir a transparência e a passagem da luz. Se os olhos ficam secos, como pode acontecer nas paralisias faciais, ocorre a infecção ocular, podendo haver perfuração e perda do olho. Os animais aquáticos não têm lágrimas, pois vivem com os olhos em contato constante com a água. Os terrestres, como a espécie humana, por exemplo, necessitam de glândulas que produzem lágrimas. Além de manter o olho umedecido, a lágrima contém grande quantidade de substâncias que fazem a defesa imunológica do olho. Sem essa defesa, ficaríamos constantemente com os olhos inflamados. se ocorre a diminuição dessas substâncias que nos defendem, podemos contrair doenças como a conjuntivite e a ceratite, entre outros tipos de inflamações.

Fonte: Estado de Minas. 2 de junho de 2007-Gurilândia.